A importância da atividade física na gravidez

O que você sabe sobre a prática de atividades físicas durante a gravidez?

Muita gente acha que praticar atividades físicas durante os nove meses de
gestação é proibido. Na verdade, isso é um mito, pois a prática de exercitar-se
durante a gravidez faz muito bem para a saúde da mãe e do bebê! Claro que
existem alguns cuidados a serem tomados pela gestante, e é importante saber que
nem todos exercícios são permitidos. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe
o artigo a seguir.

Quais atividades físicas praticar?
A prática de atividades físicas traz muitos benefícios. Na gestação, não é diferente,
pois elas ajudam a diminuir a ansiedade, controlar o peso, evitam doenças como
diabetes e fortalecem a coluna. Quais são as atividades, então, que a mulher
grávida pode praticar?

Caminhada
A caminhada moderada é a prática mais indicada para as grávidas. Além de ajudar
na circulação e respiração, a atividade não sobrecarrega a estrutura óssea. Para as
mulheres que já praticavam caminhada antes da gravidez, podem continuar
tranquilamente. Caso contrário, ou seja, se a grávida deseja começar as
caminhadas na gravidez, o recomendado é iniciar prática aos poucos e
moderadamente.

Alongamento
A flexibilidade é um fator muito importante para todo mundo, inclusive para as
grávidas. A prática ajuda a evitar lesões e relaxa as articulações. Assim como
qualquer outra atividade, porém, não deve ser praticada em excesso.

Yoga
Hoje, muitas academias e centros especializados estão oferecendo aulas de yoga
específicas para grávidas. Isso porque a prática ajuda no relaxamento e no bem-
estar, além de promover a fortificação da estrutura pélvica da mulher. Por isso, a

prática é mais que recomendada! O cuidado exigido é não movimentar o abdômen e
nem reter a respiração.

Hidroginástica
A prática de atividades físicas na água diminui o impacto e evita lesões. Para as
grávidas, a hidroginástica é um esporte que traz mais relaxamento e alívio,
justamente por ser dentro da água. Os exercícios trabalham a parte esquelética,
alongamento e musculatura.

Musculação
A questão é polêmica, mas a musculação pode ser sim praticada pelas grávidas,
desde que com moderação. Treinos leves sem grandes cargas de peso -
principalmente no primeiro trimestre - devem ser evitados. Caso a mulher nunca
tenha feito musculação e deseja iniciar na gravidez, é indicado esperar a chegada
do bebê, pois a mulher fica mais suscetível a lesões.

Sobre recomendações gerais, a gestante deve se hidratar bem, manter uma
alimentação saudável e visitar o médico regularmente. Agora que você já sabe mais
sobre a prática de atividades físicas na gravidez, pode escolher qual praticar e sentir
os benefícios!


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