Uso de cosméticos na gravidez: tire suas dúvidas sobre o que pode ou não usar.

A gravidez traz muitas mudanças na vida das futuras mães. A chegada de um bebê é um momento de adaptações e mudança de hábitos. Alguns são totalmente necessários, como parar o consumo de tabaco e álcool, já que tudo isso influencia na saúde do bebê e da mãe.

O uso de alguns cosméticos também devem ser cessados. Pois é! Até o uso de cremes e maquiagens pode influenciar no processo de uma gravidez saudável. Mas sobre esse assunto, você sabe o que pode ser usado ou não?

Para garantir uma gravidez saudável e tranquila, descubra a seguir mais sobre o assunto.

Por que as restrições?
A gravidez é um momento que o corpo da mulher passa por mudanças internas e externas, por isso, fica suscetível a maior sensibilidade. Alergias são comuns nos 9 meses, porém a mulher não precisa parar de usar todos cosméticos.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, produtos que possuem cânfora, uréia acima de 3% na composição e chumbo estão proíbido. Isso porque essas substâncias, quando em excesso, trazem complicações sérias e até podem produzir efeito abortivo.

Cosméticos para pele do corpo
Para evitar as temidas estrias, muitas grávidas abusam da hidratação da pele. Isso pode ser benéfico, mas é preciso optar por cremes naturais que não possuem substâncias que possam trazer complicações.
Hoje, existem muitos produtos a base de substâncias totalmente naturais que podem ser utilizados sem restrições.

O tipo de massagem chamado drenagem linfática também ajuda nesse quesito e promove benefícios para o corpo da gestante, mas lembre-se busque orientações com seu médico antes de optar pelas drenagens, e procure um profissional especializado em gestantes.

E para o rosto?
Os ácidos retinóico e salicínico, comuns em muitos produtos de rosto anti-acne e anti-idade, não devem ser utilizados. Produtos que contém hidroquinona também devem ser deixados de lado.

Sobre as maquiagens usadas no rosto, não existem muitas restrições. A grávida pode usar tranquilamente, já que, acima de tudo, ainda é uma forma de elevar auto estima. Porém, se possível, é interessante dar preferência as maquiagens não comedogênicas, ou seja, que não tapam os poros.

Cosméticos para cabelo
Nos primeiros meses de gravidez, o recomendado é não utilizar nenhum cosmético para o cabelo. Isso porque a maioria das tinturas são passadas também no couro cabeludo, fazendo com que as substâncias atinjam a corrente sanguínea. Amônia e formol são totalmente proibidos!
Existem, porém exceções. Algumas tintas criadas a base de substâncias naturais não causam nenhum dano para a saúde da mulher e do futuro bebê, e estão liberadas.

Qual médico consultar?
O importante, durante esses meses de gestação, é manter uma vida saudável e tranquila. O uso de cosméticos, não está totalmente proibido, procure os mais naturais, e lembre-se de sempre verificar a composição de cada um deles.

Se você possui mais dúvidas, consulte seu médico e ou um profissional da saúde para receber mais orientações sobre o assunto, e cuide-se!


Comentários


Deixe seu comentário:


Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Formas de Pagamento
  • Visa
  • Master
  • Amex
  • Elo
  • Diners
  • Aura
  • Discover
  • JCB
  • Boleto
Site Seguro
  • Site Seguro SSL Certificado Hospedado na Azure